terça-feira, 14 de outubro de 2008

MORAN - As mídias educam

As mídias na educação

As mídias educam

A informação e a forma de ver o mundo predominantes no Brasil provêm fundamentalmente da televisão. Ela alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético que crianças e jovens – e grande parte dos adultos - levam a para sala de aula. Como a TV o faz de forma mais despretensiosa e sedutora, é muito mais difícil para o educador contrapor uma visão mais crítica, um universo mais mais abstrato, complexo e na contra-mão da maioria como a escola se propõe a fazer”.

A creditando que a educação é um processo que já é iniciado em casa, é indispensável que consideramos que o conhecimento é prévio e deve ser mediado pelo educador devendo este fazer uma análise em torno da realidade da educação de cada educando que chega até nós, assim, podemos ter noção dos conhecimento prévio.

Com o rápido avanço da tecnologia, a educação também vem sendo atingida. A cada dia que passa mais e mais ouvimos nas escolas que os educadores devem usar as mídias para educarem, mas o maior problema está diretamente no avanço das mesmas, pois os educadores não estão conseguindo acompanhar este avanço.

A televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD - os meios de comunicação audiovisuais - desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, inte­rpretadas; mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.

Muitas vezes a forma como o educador usa para ensinar não é atrativa ao educando, gerando problemas e até conflitos na sala de aula.

A escola desvaloriza a imagem e essas linguagens como negativas para o conhecimento. Ignora a televisão, o vídeo; exige somente o desenvolvimento da escrita e do raciocínio lógico. É fundamental que a criança aprenda a equilibrar o concreto e o abstrato, a passar da espacialidade e contigüidade visual para o raciocínio seqüencial da lógica falada e escrita.

É necessário estabelecer pontes efetivas entre educadores e meios de comunicação. Educar os educadores para que, junto com os seus educandos, compreendam melhor o fascinante processo de troca, de informação-ocultamento-sedução, os códigos polivalentes e suas mensagens. Educar para compreender melhor seu significado dentro da nossa sociedade, para ajudar na sua democratização, onde cada pessoa possa exercer integralmente a sua cidadania.

Devemos considerar que as tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo. A educação é um processo de construção da consciência crítica. Cabe a escola exercitar as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm

Um comentário:

vander disse...

oi neusa me chamo Vandelei como vai....eu queria manda un beijao pra galera e principalmente pra fernanda

Viver......